Hello, World!

A primeira tarefa real atribuída a estudantes de programação é geralmente a exibição em tela da frase “Hello World”. É uma maneira simples e eficaz de introduzir os conceitos básicos de uma linguagem de programação e, ao mesmo tempo, promover uma sensação de conquista por ser uma demonstração – mesmo que pequena – do poder de realização individual.

Com esse espírito de simplicidade, esperança e alegria, conto aqui como surgiu o nome Lapatonia e a ideia de estabelecê-la como uma nova unidade na Nimble Evolution:

No dia 20 de Janeiro de 2024, um Sábado, estávamos reunidos em um restaurante, minha esposa, nossos filhos e eu.

Para entreter as crianças sem o uso de eletrônicos, o restaurante fornece uma espécie de gel que é mais consistente do que massa de modelar, porém ainda bastante maleável.

Minha filha começou a retorcer um filete e moldar num formato que lembrava uma pessoa; fez “réplicas” da sua obra de arte e distribuiu: uma para seu irmão, outra para a mamãe e uma para o papai.

Fiquei olhando o que ela havia modelado e perguntei qual era o nome que ela daria àquela criação, se teria algum nome, enfim e imediatamente ela respondeu “Twist Lapatonia“. 

A parte do “twist” eu entendi, porque tem a ver com a torção que ajuda a moldar aquela massa, mas fiquei sem entender de onde viria o nome Lapatonia… Perguntei à minha filha, mas mesmo sendo muito criativa, ela não respondeu, o que me deixou ainda mais intrigado!

Enquanto esperávamos pela comida pesquisei no Google, que para minha surpresa, ao invés de responder objetivamente, me perguntou de volta se eu queria dizer “Laponia”, sugerindo resultados de busca para esse termo em lugar do que digitei. 

Aquilo me deu um estalo. Percebi o que a ingenuidade de uma criança de 6 anos de idade poderia fazer, ao dar um nome que é simultaneamente:

  • Sonoro em praticamente qualquer idioma ocidental, sem que seja nativo de algum em particular (por exemplo, não é um termo que tenha origem Francesa ou Inglesa, e que, portanto, precise ser traduzido ou tenha uma carga natural de sotaque)
  • Independente de conotações de gênero, idade, geografia, nicho ou jargão (não remete a alguma expressão que seja usada apenas por um determinado grupo de pessoas, numa certa faixa etária, ou em uma determinada área de negócios, por exemplo).
 

A beleza do nome Lapatonia é, enfim, poder representar qualquer coisa que quisermos; e o que queremos é demonstrar que é possível fazer de modo diferente tudo o que precisa ser feito para que empresas, times e pessoas alcancem seus objetivos de modo ético, construindo o futuro sem esquecer o que historicamente fizer sentido; convidando novas tecnologias – como inteligência artificial – para promover a melhoria contínua e produzir, como consequência, um mundo melhor e mais inclusivo.

Inovação com pragmatismo, ambivalência com imaginação: através da Lapatonia, vamos amplificar exponencialmente o que conquistamos em duas décadas de sucesso com a Nimble Evolution!

Nossa logomarca combina completude de execução e uma visão holística através de uma figura circular/esférica. Algumas pessoas enxergam uma bola e faz sentido; outras veem um ‘olho amendoado’ na porção central do círculo, e já teve também pessoas que falaram que a logomarca se parece com um capacete.

Todas são interpretações válidas e acredito que à medida que construirmos nosso legado, haverão oportunidades de explorar todas estas características, refletindo melhoria contínua, trabalho em equipe, criatividade, atenção aos detalhes, excelência e muito mais!

Seja bem-vindo(a) à Lapatonia: uma nova história está apenas começando!

Picture of Álvaro D'Alessandro
Álvaro D'Alessandro

CEO - Lapatonia & Nimble Evolution

Compartilhe esse artigo:

Fale conosco

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *